ÁFRICA DO SUL

CAPE TOWN
ALEMANHA

BERLIM
EMIRADOS ÁRABES

DUBAI
MALTA

MALTA
INTERCÂMBIO

ENSINO SUPERIOR

© Copyright 2020 – Vital Intercâmbios – Todos os direitos reservados

Compre pelo telefone (11) 3192-8929
ESCRITÓRIOS ÁREA DO INTERCAMBISTA
DICAS & NOVIDADES

BLOG VITAL

Fim das viagens gratuitas para a Europa

Vida no Intercâmbio / Por Jana Santos

Publicado em 19 de Novembro de 2022

A Comissão Europeia anunciou que será lançado em novembro de 2023 o ETIAS - European Travel Information and Authorisation System (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem), uma autorização online de viagem para entrar nos países que fazem parte do Espaço Schengen.

O documento eletrônico que tem o objetivo de controlar a entrada de estrangeiros e proporcionar, afetará cerca de 60 países, incluindo o Brasil. Viajantes e residentes da União Europeia estarão isentos da taxa, o custo será de 7 euros (em torno de 38 reais), pago através de cartão de débito ou crédito.

Países como Estados Unidos, com o ESTA (Electronic System for Travel Authorization) e Canadá com o ETA (Electronic Travel Authorization) já fazem esse tipo de verificação, que visa cruzar os dados dos viajantes, como por exemplo, os antecedentes criminais, para uma maior segurança.

O processo será todo automatizado, podendo ter a aprovação em minutos ou no tempo máximo de um mês para casos excepcionais. Todos que tiverem negativa, terão direito a recorrer a decisão também.

O pagamento da taxa de autorização será obrigatório para pessoas de 18 a 70 anos, menores e maiores não precisam pagar, mas ainda sim é necessário o EITAS, que será válido por um período de 3 anos ou até a data de expiração do passaporte, para um número ilimitado de entradas durante este período.

A aplicação totalmente online solicitará do viajante o preenchimento de um formulário eletrônico com dados básicos como, nome completo, endereço, local de nascimento e dados do passaporte e responder um questionário relacionado a emprego, uso de drogas, terrorismo, tráfico humano, antecedentes criminais, viagens anteriores, viagens para áreas de conflito e outras informações de segurança.

Vale ressaltar que o ETIAS não é um visto e sim uma autorização de viagem de entrada no país, por isso, todos os processos de visto não são anulados e continuam sendo necessários.

Mais informações:

https://home-affairs.ec.europa.eu/policies/schengen-borders-and-visa/smart-borders/european-travel-information-authorisation-system_en


INTERESSES

COMENTÁRIOS

User avatar

CERTIFICAÇÕES VITAL